Oferecer autonomia e qualidade de vida a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida é o desafio proposto pelo TOM-SP, promovido pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O projeto, que surgiu em Israel com a proposta de compartilhar a responsabilidade de transformar o mundo, ganhou São Paulo no ano passado e contará com a 2ª edição entre os dias 7 e 9 de novembro deste ano.

Alunos, professores e pesquisadores de colégios, escolas técnicas, faculdades, universidades e centros de pesquisa de todo o Estado de São Paulo podem inscrever projetos voltados a todos os tipos de deficiência: física, visual, auditiva, intelectual ou múltipla. Para se inscrever clique aqui. O prazo termina em 18 de setembro.

Cid Torquato, secretário adjunto da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, diz que a realização do evento tem mão dupla: “ao produzir tecnologias e protótipos para pessoas com deficiência, reconhece-se a fundamental importância da pesquisa em nossas instituições”. Para Cid Torquato, esse painel de inovação em Tecnologia Assistiva mostra que o Brasil tem grande potencial para criar e inserir novos protótipos na cadeia produtiva, além de gerar benefícios e melhorar a qualidade de vida de um grande segmento da população.

A previsão é de que este ano mais de 120 participantes da edição passada colaborem na realização e execução dos projetos propostos.

Edição de 2014 teve o apoio da Fundação Vanzolini/GTE

Em 2014, os participantes tiveram cinco semanas para criar protótipos e 48 horas para desenvolver e testar as soluções criadas. A maratona de acessibilidade aconteceu na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, onde profissionais de 23 instituições de diferentes áreas da tecnologia e da reabilitação apresentaram 14 propostas que atenderam aos seis desafios apresentados: Games Acessíveis, Equipamento Paralímpico, Controle Ambiental, Jogo Inclusivo, Display Braille Inovador e Aplicativo Georreferenciado de Acessibilidade. A GTE  acompanhou e registrou em vídeo o funcionamento dos protótipos.