A área de Gestão de Tecnologias da Educação (GTE) da Fundação Vanzolini e o Instituto Palavra Aberta desenvolveram o curso Educação Midiática e a BNCC. Voltado para professores de escolas públicas e privadas de todo o Brasil, a formação tem como objetivo ampliar a reflexão sobre o campo de atuação jornalístico-midiático, tema que faz parte do conteúdo de Língua Portuguesa da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tanto do Ensino Fundamental (Anos Finais) quanto do Ensino Médio.

Desenvolvido com o apoio do Google, o curso é gratuito, 100% online e autoinstrucional, ou seja, pode ser feito de acordo com a disponibilidade de cada um. A carga horária é de 30 horas e está dividida em quatro módulos, que terão como conteúdo: Comunicação como direito; Campo jornalístico-midiático; Produção e circulação de informação na era digital; e Comunicação de marcas e novos formatos de marketing.

No ambiente de aprendizagem estarão disponíveis fóruns interativos, questionários e enquetes que possibilitarão o compartilhamento de informações, além da avaliação do conhecimento. Para aprovação e certificação, o cursista deverá concluir 100% das atividades e das tarefas disponíveis nos módulos.

Segundo Patricia Blanco, presidente executiva do Instituto Palavra Aberta, “o curso para docentes é uma ação fundamental para difundir a Educação Midiática no Brasil, uma vez que as mudanças nas formas de produzir e consumir informação não podem passar ao largo das escolas”.

“Os professores e demais atores da comunidade educacional, incluindo os estudantes, devem desenvolver a habilidade para interpretar esse mundo veloz e digital em que vivemos. A Educação Midiática vem para suprir justamente esse papel tão importante”, explica ela.

De acordo com Luis Márcio Barbosa, Coordenador da GTE, “o curso contribui para que os educadores possam refletir e ampliar suas possibilidades de atuação educacional no sentido de oferecer aos estudantes aprendizagens que permitam o tratamento crítico e eticamente posicionado das informações e opiniões que circulam nas diferentes mídias”.

As inscrições já estão abertas e poderão ser feitas por meio do preenchimento do formulário. Para mais informações, acesse aqui.