Prêmio Professores do Brasil

Valorizar o papel do professor, reconhecer as boas práticas e, principalmente, premiar os educadores que têm contribuído para a melhoria do ensino no país. Esses são os principais objetivos do Prêmio Professores do Brasil, que está com inscrições abertas até 31/05.

A premiação, que está em sua 12ª edição, é iniciativa do Ministério da Educação em parceria com instituições como a Fundação Vanzolini, que apoiará na etapa das avaliações estaduais.

Os professores da Educação Básica das escolas públicas poderão participar, dentre seis categorias, que vão de Creche até o Ensino Médio, enviando o relato de experiências pedagógicas exitosas, e que podem ser replicadas.

Essa edição conta ainda com cinco temáticas especiais: Esporte como estratégia de aprendizagem; Uso de tecnologia da informação e comunicação (TIC) no processo de inovação educacional; Educação empreendedora; Criação e produção de linguagens de mídia por professores e estudantes no Ensino Fundamental e Médio; e Aprendizagem criativa.

Conheça alguns dos vencedores de edições passadas do Prêmio Professores do Brasil.

As avaliações da 12ª edição serão realizadas em três etapas. Na etapa estadual serão 486 selecionados, dos quais 162 seguirão para a próxima etapa, a regional. Será selecionado um vencedor por categoria, por região, totalizando 30 vencedores. A etapa final, nacional, escolherá apenas seis vencedores, um de cada categoria.

Ao todo serão distribuídos 278 mil reais em prêmios aos educadores, além de uma viagem em missão de estudo para os vencedores nacionais.

O resultado final dos ganhadores será divulgado no dia 28/11, em Cuiabá (MT).

As inscrições devem ser feitas pelo site, até o dia 31/05. Para mais informações, acesse o site oficial ou leia o Regulamento.