fig_educ_integrada_interna

Elaborar um planejamento estratégico para promover a articulação das redes municipais e estadual do Rio Grande do Norte é a tarefa que técnicos da área de Gestão de Tecnologias em Educação, da Fundação Vanzolini, têm pela frente.

O trabalho já começou e deve se estender até o começo de 2017. Em junho, Zilma de Oliveira, Matusalém Carvalho e Carla Minozzo, da equipe da GTE, estiveram em Natal para ministrarem um seminário voltado aos secretários municipais, diretores regionais da Educação e técnicos das redes estadual e municipais do Rio Grande do Norte. O encontro tinha como objetivos elaborar um diagnóstico dessas redes de Educação e reunir um conjunto de ações visando subsidiar a elaboração do Plano Estratégico de Articulação do Sistema de Ensino do Estado. O trabalho de integração entre as redes municipal e estadual está vinculado ao RN Sustentável, projeto multisetorial financiado pelo BIRD, Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento. A meta é contribuir, em cinco anos, com mudanças no cenário socioeconômico do Rio Grande do Norte, por meio da implementação de um conjunto de ações articuladas destinadas a reverter o baixo dinamismo do Estado. O foco está na redução das desigualdades regionais e ações de modernização da gestão pública para prestação de serviços de forma mais eficaz e eficiente, visando à melhoria da qualidade de vida da população potiguar.

 

Diagnóstico e implementação

Depois de identificar as necessidades, as fragilidades e os pontos fortes do sistema atual, a GTE/Fundação Vanzolini apoiará a elaboração do Plano Estratégico de Articulação Estado-Município e também sua implantação. Ao final do trabalho, entregará um mapeamento dos programas, convênios e projetos, visando ao alinhamento, fortalecimento e gerenciamento das ações. A equipe da GTE também irá propor políticas educacionais para o Estado do RN que fortaleçam o Sistema Articulado de Ensino e o regime de colaboração, e também uma agenda comum das atividades educacionais no âmbito do Estado, estreitando as relações e respeitando a autonomia de cada ente federado.

A rede pública de ensino do Rio Grande do Norte está presente em 167 municípios. O Ensino Fundamental na rede estadual é composto por 514 escolas, 115.887 estudantes e 5.640 professores, em 16 diretorias regionais de educação.