ENGENHARIA-COMUNITARIA

Engenharia Comunitária

Empreendedorismo social e experiências bem-sucedidas.

O curso de capacitação em Engenharia Comunitária foi criado para formar empreendedores sociais e líderes comunitários na gestão de projetos sociais. A capacitação foi direcionada a gestores de organizações não governamentais, funcionários de órgãos públicos, micros e pequenos empresários.
O curso apresentou experiências bem-sucedidas em diferentes áreas, como educação, saúde, cultura e geração de renda. O conteúdo versou também sobre políticas públicas, iniciativa privada, Terceiro Setor, e contribuiu com temas ligados à gestão empresarial.
O diferencial da formação oferecida por especialistas da USP e da Fundação Vanzolini foi a utilização de conhecimentos da Engenharia, em especial a de Produção, no ensino de gestão de projetos sustentáveis.

O curso, desenvolvido em 2009, teve iniciativa conjunta da Fundação Vanzolini e da área de Gestão de Tecnologias em Educação (GTE), além de parcerias da ONG Cidade Escola Aprendiz e da Associação dos Engenheiros Politécnicos. A Fundação Vanzolini e a GTE foram responsáveis pela transposição do conteúdo para videoaulas e realizaram a gestão do site do curso e a disponibilização do material na internet.