Rede do Saber

Rede do Saber

A Rede do Saber, é uma das maiores redes públicas de videoconferências com finalidade pedagógica da América Latina. Criada em 2001, passou a integrar, em 2009, a Escola de Formação de Professores (EFAP), da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, responsável pela formação continuada de professores e agentes educacionais de 645 municípios da rede estadual paulista de ensino. Em 2013, cerca de 290 mil profissionais da educação complementaram sua formação com cursos oferecidos por meio da Rede do Saber.

A GTE/FCAV responde pelo desenvolvimento e implementação dessa rede tecnológica que utiliza recursos como videoconferências e ambientes de colaboração virtual para criar um sistema de comunicação; de trabalho interativo e de serviços aos participantes dos cursos oferecidos pela EFAP.

Com o Kit Multimídia na Sala do Professor, também operacionalizado pela GTE/FCAV, a Rede do Saber passou a oferecer acesso, por tecnologia de streaming, às videoconferências em todas as escolas do Estado. Esse recurso também permite atualmente a realização de videoconferências entre cada uma das 91 Diretorias de Ensino e suas escolas, o que fomenta a integração e dá suporte a atividades de gestão e colaboração.