fig_datapedia_lampada_interna

Você já parou para pensar na história que um dado tem para contar? Os integrantes da área de Gestão de Tecnologias em Educação (GTE), da Fundação Vanzolini, participaram de um encontro com Marcos Silveira, fundador da Datapedia. A plataforma foi criada com a missão de transformar dados em informação. São mais de 35 bilhões de índices consolidados em uma base única, fazendo da Datapedia uma referência mundial de disponibilização de indicadores.

Durante a palestra, Marcos explicou de que maneira a plataforma funciona e como um dado educacional como a escolaridade, por exemplo, pode impactar a economia de um município. Segundo Marcos, o sonho de democratizar a informação, oferecendo números sobre todas as cidades do Brasil, independentemente de seu tamanho e poder econômico, foi o que motivou a criação da plataforma. A ideia é fazer com que problemas mais visíveis se tornem mais tangíveis e palpáveis para melhorar a vida das pessoas e que todas as decisões em política pública sejam pautadas em evidências e não em achismos.

 

Olhar para o novo 

Marcos considera fundamental que instituições como a Fundação Vanzolini abram espaço para o novo, para refletirem sobre a maneira como novas visões podem contribuir para o trabalho realizado. A conversa teve como objetivos conhecer melhor a Datapedia e identificar a melhor forma de utilizar as informações oferecidas pela plataforma para os projetos desenvolvidos pela GTE.

Clique aqui para conhecer o portfólio.